terça-feira, 25 de agosto de 2009

Entrevista - A preparação

Entrevista de emprego é coisa séria e se você realmente quer a vaga precisa estar bem preparado.
Tão importante quanto a própri a entrevista é a preparação para ela.

Vejamos o que fazer e saber ANTES da entrevista.


1. Informe-se: Mesmo que o anúncio da vaga responda a tudo que você gostaria de saber, pesquise mais sobre a organização que está contratando, sobre o mercado dela, oportunidades e concorrentes. Nada vai impressionar mais o seu entrevistador ou banca do que perceber que você tem conhecimento sobre a empresa. Não se limite ao site da empresa. Pesquise notícias sobre ela e, se possível, recorra a algum contato que conheça a organização.
2. Currículo: Revise e reveja seu currículo. Tenha uma cópia dele consigo no momento da entrevista, e se alguma das suas respostas for divergir do que consta no currículo que você enviou à empresa, explique a razão, pois seus entrevistadores irão perceber, ainda que não falem nada a você na hora.

3. Evite emergências: Na véspera, durma bem e se alimente de forma segura.
4. Chegue a tempo: até quando os entrevistadores são benevolentes e permitem que você seja entrevistado mesmo chegando atrasado, a impontualidade conta muitos pontos negativos. Planeje sua rota para chegar a tempo. Alguns dias antes, passe pelo local para ter certeza que sabe onde fica. Tente chegar 15 minutos mais cedo e use o tempo extra para relembrar ou revisar suas anotações, ou mesmo para trocar idéias com outros candidatos ou com alguém da organização que esteja na sala de espera, mesmo que casualmente. Alguns entrevistadores passam na sala de espera antes das entrevistas, e esperam para ver quem tem iniciativa de conversar e fazer perguntas inteligentes.
5. Polidez: Seja educado e civilizado, tanto na sala de espera quanto na entrevista. Não masque chiclete, não fique olhando para o relógio, desligue o celular. Evite fumar, e não abuse do cafezinho.
6. Pratique e treine: Obtenha ou prepare uma lista de perguntas típicas de entrevistas de emprego e convide alguém de sua confiança para praticar a lista várias vezes. Se possível, grave e depois ouça. O ideal é chegar ao ponto em que você responde a qualquer uma das perguntas básicas sem parar para pensar mais do que alguns segundos nem dizer os típicos “Ééééé”, “Ahhhhh”, “Bom…”. Mas cuidado para não se precipitar – você deve refletir, para responder exatamente o que foi perguntado – sem ser monossilábico. Interaja, mostre que você tem conteúdo. Mas nunca exagere!

7. Antecipe o mais difícil: Planeje boas respostas (mas sempre sinceras) para perguntas potencialmente difíceis, comos a lista de seus pontos fortes e fracos, ou a razão pela qual você deixou seu último emprego. Uma boa resposta para a questão dos pontos fracos começa com “Eu percebi que não estou tão bem quanto gostaria no aspecto X, e por isto ultimamente tenho tentado corrigir isto fazendo Y”. Mas só é boa se for verdade mesmo.
8. Saiba o que perguntar: Tenha boas perguntas preparadas. Se o seu entrevistador abrir espaço para que você faça perguntas, e você não tiver nenhuma, isto pode passar uma imagem de desinteresse ou de desatenção.
9. Traje: Use o bom senso na hora de escolher a roupa. Separe-a e revise-a já na véspera. Mostre que você se dedicou para escolher uma roupa adequada a um ambiente profissional e à imagem da organização. Mas não exagere! Terno e gravata só para cargos executivos.
10. Higiene: apenas banho não é suficiente se você quer causar uma boa imprensão. A barba deve está bem feita, os cabelos aparados, as unhas limpas. São detalhes que fazem a diferença. Se você é desleixado consigo mesmo, também será com o seu trabalho.

0 comentários:

Postar um comentário

TV Profissão & Carreira

 

Profissão & Carreira Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template