segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é networking?




Você é talentoso, tem um currículo impecável, mas não consegue as melhores posições do mercado? Não consegue um emprego? Preste atenção: talvez o que esteja faltando pra você seja uma boa rede de contatos.






A tradução da palavra netwuorking é: alguém bem empregado, que possa dar uma referência, ou fazer uma recomendação, quando aparece uma vaga.




“Nós estamos reunidos num curso que tem uma carga horária de 16 horas, 24 pessoas. Algumas das pessoas que estão aqui vão ser lembradas pelas outras durante muitos e muitos anos. E um dia, quando surgir uma oportunidade de indicar ou de ser indicado, esse grupo é uma excelente fonte de referência. O contato começa aqui”, explica Max Gehringer.


Mas não se trata de cunha, pistolão, peixada e QI( "quem indicou").
Todas essas palavras querem dizer mais ou menos o seguinte: um incompetente conseguiu um emprego só porque conhecia a pessoa certa. E isso não é nada justo.

O networking tem um sentido bem diferente.
“Quem que eu conheço que pode me levar àquela solução que eu estou procurando”, explica Elaine Saad, psicóloga especializada em recursos humanos. “O networking é uma ferramenta que eu uso no meu dia-a-dia, às vezes para fazer uma venda, às vezes para contatar uma pessoa que é interessante para o meu negócio”.

No atual mercado de trabalho, para cada boa vaga que aparece, surgem dúzias de candidatos com boa qualificação. A empresa precisa escolher um. Qual deles? Leva vantagem aquele que tem o melhor networking.


E como se constrói um networking? Leva tempo. Conhecer uma pessoa e já ir entregando o currículo para ela não é networking. É ser inconveniente. Networking não é uma questão de urgência. É uma questão de paciência.

Um networking começa na escola, sendo um bom aluno e ganhando a simpatia dos professores, que são pessoas bem relacionadas. Descubra o dia do aniversário dele, qual é o cantor favorito.. Mande um CD, dê um chocolate, presentei com um bom livro...


Também é importante fazer cursos de curta duração, de um ou dois dias. Principalmente aqueles em que você pode encontrar profissionais da área de recursos humanos. Nesses cursos, os contatos são mais importantes do que o conteúdo. Tanto que o intervalo para o cafezinho, que durava 10 minutos, já dura 45.


Max afirma que ter o curso superior ou técnico, deixa de ser um diferencial a cada dia que passa. Muitas pessoas estão dentro desses cursos. Mas isso não quer dizer que você deva parar de estudar. Pelo contrário, estude muito. Estude sempre. Sem estudo, você sequer passa da portaria da empresa.
Só que aí a porta é muito estreita, não vai passar todo mundo. Provavelmente vai passar aquele que alguém vai botar a mão nas costas e diz "entre, por favor".

Em resumo, um bom currículo, cheio de cursos, ou um passado com muita experiência, levam alguém até a porta da empresa. Networking é conhecer quem tem a chave que abre a porta.

0 comentários:

Postar um comentário

TV Profissão & Carreira

 

Profissão & Carreira Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template