terça-feira, 18 de agosto de 2009

Perfil profissional: o que as empresas esperam de você.


Atualmente, com o avanço da Tecnologia de Informação, a busca de maior competitividade, produtividade e qualidade por parte das empresas torna-se evidente e extremamente necessária. Por causa da recessão, da globalização e da competição do mercado internacional as empresas foram obrigadas a repensarem suas estruturas organizacionais e suas estratégias de negócio. A reestruturação organizacional traz elementos de racionalização, os quais têm introduzido novas técnicas administrativas - Qualidade Total, Reengenharia, etc. Hoje, o novo cenário privilegia a tecnologia, a flexibilidade, a agilidade, a participação, o enriquecimento das tarefas (também chamado de empowerment) e o trabalho em equipe.

Dentro deste contexto, surgem novas exigências para o profissional e um novo perfil passa a ser definido.

Passou-se a requerer qualificação profissional, com trabalhadores atualizados, mais experientes, com ampla formação e conhecimentos diversos. Hoje o profissional qualificado tem que obter um conhecimento profundo sobre seu segmento de atuação, ser generalista e ainda manter seu diferencial competitivo, seu algo mais, isto é, a sua especialização no mercado de trabalho. Para isto, fazem-se necessários bons conhecimentos sobre o mercado de trabalho, estar alinhado com sua globalização, atualizar-se constantemente sobre os processos e tecnologias de ponta necessários para a modernização organizacional, manter-se em contato constante com outros profissionais e fazer uma boa rede de relacionamento, preferencialmente com diversificação cultural, seja através de grupos de trabalho ou até mesmo de estudo

O novo profissional deve ter em mente que o aprendizado deve ser contínuo, que não pode parar.

A capacidade de adaptação é fundamental. A avaliação de desempenho para os cargos leva em conta o grau de resiliência do profissional, ou seja, sua capacidade de adaptar-se a mudanças com o mínimo impacto e a mínima perda de qualidade e produtividade.

As empresas também querem gente que se arrisque, que saiba trabalhar em equipe, apresente idéias e administre o seu tempo de trabalho. Aquele que entra em uma empresa e deseja subir de posto tem que colecionar uma série de habilidades e estudar continuamente.

O novo perfil do profissional é de caráter polivalente, empreendedor e aberto a mudanças. No conceito de polivalência, podemos dizer que o trabalhador deve agora ser mais generalista do que especialista. A polivalência dos trabalhadores adquire um novo sentido: de multifuncionalidade, multiqualificação e politecnia.

O aspecto humano e a comunicação são fundamentais. O profissional também precisa ter qualificação emocional, ou seja, a atuar com inteligência emocional. Características comportamentais como saber ouvir, saber liderar, trabalhar em equipe, motivar, influenciar e desenvolver pessoas, posicionar-se com firmeza e embasamento, expressar-se e comunicar-se bem e em público, possuir facilidade para promover mudanças e ser flexível são essenciais e muito exigidas.

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