sábado, 22 de agosto de 2009

Como se vestir para a entrevista de emprego

Com que roupa eu vou?
Essa é a dúvida da maioria das pessoas. Afinal a primeira impressão é muito importante. Sua aparência será analisada.

A maior de todas as dicas é : vista-se com elegância, sem exageros e de forma compatível com a função que vai exercer.
Veja só o caso contado pelo médico Dr. Leonard Verea em uma entrevista concedida ao Empregos.com.br .
Quando foi entrevistar uma moça que estava se candidatando para trabalhar como recepcionista na clínica médica dele. "A moça chegou de tailleur branco e de saltos altíssimos, como se estivesse indo para um casamento. Na hora eu perguntei: - Você se veste assim todos os dias? Ela disse que não, que essa era uma ocasião especial, e que nos outros dias costumava vestir jeans e camiseta porque depois do trabalho ia direto para a faculdade. 'Então estou vendo uma coisa que você não é', argumentei. Ela estava me passando uma falsa imagem, e claro que não foi admitida".
Moral da estória: O mais importante é passar uma imagem coerente com a expectativa da empresa. Para isso, você precisa estar bem informado sobre a organização e o cargo pretendido.
Portanto, lembre-se:

- Informe-se antes sobre a cultura da empresa, tipo de negócio e clientes. São informações que podem ser obtidas no site da empresa ou mesmo com amigos e conhecidos que já trabalharam ou trabalham lá. Analise também a vaga para a qual você está se candidatando. Use o bom senso. Um atendente de telemarketing não precisa comparecer à entrevista em um traje executivo, como terno e gravata. O mesmo não se diz de um gerente comercial ou uma secretária bilingüe, profissionais que vão lidar com o público e vão ser a cara da empresa para os clientes e fornecedores e público em geral.

- Simplicidade não é desleixo - melhor uma calça e blusa bem arrumada do que um tailleur todo amassado ou que não seja do seu tamanho.
- Cuidado ao usar roupas jeans, mesmo no "casual friday". Embora a própria palavra já diga que você pode optar por algo mais confortável, não abuse da informalidade: descontração tem limites.

Para as mulheres

- Discrição é fundamental.
- Escolha roupas de cores clássicas, como preto, marrom, bege, branco, azul-marinho. Evite estampas e cores berrantes.
- Nada de mini-saia, decotes exagerados, transparências ou roupas muito justas. Calça-comprida acompanhada de blazer também é adequado.
- Bijuterias ou jóias discretas e de bom gosto.
- Maquiagem natural e discreta.
- Perfume suave. Use poucas gotas.
- Unhas bem cuidadas e cabelos arrumados. Se forem compridos, é preferível prendê-los.
- Sapatos bem cuidados. Esqueça os sapatos de salto muito alto, as sapatilhas e as sandálias. Escolha um sapato confortável com salto de altura média.


Para os homens

- Para cargos de diretoria e gerência, deve-se vestir terno de cor sóbria e elegante.
- Para cargos de chefia e supervisão, pode-se vestir blazer (vale a mesma regra de sobriedade e elegância).
- Prefira as camisas de cor clara. Em caso de dúvida, opte pelo branco.
- Use gravatas tradicionais. Nada de estampas com personagens da Walt Disney e nem de cores extravagantes.
- Cabelo arrumado, unhas limpas e cortadas são fundamentais.
- Nada de brincos, correntes e pulseiras. Use apenas relógio e aliança. Se tiver tatuagens, use uma roupa que as esconda. Infelizmente ainda existe um certo preconceito.
- O perfume deve ser discreto.


Independentemente do cargo almejado e do tipo de empresa, alguns itens de roupas e acessórios devem ser evitados, como gorros, minissaias, camisetas estampadas e até sapato muito gasto.

Nada de óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando. Roupas coloridas ou brilhantes, largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.

0 comentários:

Postar um comentário

TV Profissão & Carreira

 

Profissão & Carreira Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template