domingo, 30 de agosto de 2009

27 perguntas e respostas de uma entrevista de emprego.


O momento da entrevista é um dos mais importantes em uma seleção para preenchimento de vaga de emprego. Para se sair bem na esntrevista, saiba quais são as perguntas mais frequentes e como respondê-las.

1. Fale sobre você
Você pode especificar a questão perguntando se o entrevistador gostaria de saber sobre o lado pessoal ou profissional. Procure responder de forma clara, sucinta e objetiva. TRANSMITA A MELHOR IMAGEM DE SI MESMO. Se ele quiser saber sobre seus gostos ou hobbies fique atento: tenha cuidado para não contar a história da sua vida.

2. Por que você saiu do último emprego ou por que quer sair da empresa onde está?
Diga que você está procurando um novo emprego porque quer avançar sua carreira e conseguir uma posição que te permita crescer como pessoa e como profissional. Não é uma boa idéia mencionar dinheiro nessa resposta. Se foi demitido, necessitará de uma boa explicação, mas seja positivo a respeito do assunto.

3. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas.

4. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?

Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa". Toda a pesquisa que fez sobre a empresa vai ajudá-lo muito nesse momento. Fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional.
5. O que procura num emprego?
Você pode responder a esta pergunta de várias formas: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da empresa, etc.

6. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que se pretende com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.

7. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode acabar com as suas chances. Demonstre-se capaz de trabalhar com prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

8. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa e competência.

9. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois a empresa não vai dar oportunidade a um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários. Muitos candidatos usam o velho truque (batidérrimo) da qualidade-defeito. Pega-se uma qualidade e a agrava de forma a parecer um "defeito". Por exemplo: exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, metódico etc. Eu sugiro que você opte por defeitos reais, mas que não sejam capazes de interferir na execução do trabalho. Por exemplo: para uma vaga de plataformita, o candidato pode dizer que um de seus defeitos é não conseguir falar em público, para um grande número de pessoas.

10. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais. Procure algo que tenha ligação com o cargo para o qual você está concorrendo.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Esse momento é muito importante. Não se queixe e, nunca, jamais, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva (sobre o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa). Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente àquela empresa.

12. Se seus colegas de trabalho estivessem aqui, o que diriam sobre você?
Seja positivo sempre, e tenha algumas citação específicas em mente, como: “Diriam que eu dou duro no trabalho” ou “Fulano sempre disse que eu era o mais confiável e criativo em resolver problemas que ele conheceu”.

13. Para quais empresas você enviou o CV?
Seja honesto e mencione algumas empresas, mas não entre em detalhes. O fato que você está seriamente procurando por emprego e mantêm suas opções abertas é o que o entrevistador está procurando saber.

14. O que te motiva a fazer um bom trabalho?
A resposta a esta pergunta não é dinheiro (mesmo que seja). Deve ser motivado por causas nobres, quer reconhecimento por um trabalho bem feito, tornar-se melhor no mesmo, ajudar os outros ou ser um líder em seu campo.

15. No que você se destaca?
Aqui o enrevistador está pedido para você explicar por que você é um bom empregado. Permaneça positivo. Pode ser alguém que funciona bem sob pressão, um grande motivador, resolve problemas com facilidade/criatividade ou alguém com atenção extraordinária para detalhes. Lembre-se: o entrevistador procura respostas relacionadas ao trabalho.

16. Dê-nos um motivo para escolhermos você ao invés dos outros candidatos.
Esta é uma das perguntas mais complicadas. O que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

17. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, como as preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal. Evite falar que gosta de noitadas e bebedeiras.

18. Vamos conversar sobre salário. Quanto você deseja?
Ainda que saiba o salário, se responder de primeira estará mostrando suas cartas. É óbvio que você deseja receber o máximo possível por seu trabalho, enquanto o empregador deseja pagar o mínimo possível. Pesquise a respeito da faixa que um profissional está recebendo no momento e com essas informações você pode dizer: “isso é algo que pensei muito tempo e creio que alguém com minha experiência deve receber entre X & Y”. Ou você pode ser mais astuto e dizer: “no momento estou mais interessado em conversar sobre a posição que vocês podem me oferecer”. Isso ao menos pode fazer com que ganhe tempo para decidir. Mas se você tiver um valor específico em mente e estiver confiante que a empresa irá pagar, fale sem medo.

19. Você trabalha bem em equipe?
A resposta sempre é SIM. Essa é a única resposta.
20. Conte-me sobre uma sugestão que você fez e que foi implementada.
O importante aqui é focalizar na palavra “implementou”. Você pode ter tido milhares de idéias, mas o que interessa é a idéia que a empresa na qual você trabalhava implementou e funcionou. Esteja preparado para contar sua história.

21. Tem algo que tenha te irritado sobre as pessoas com quem já trabalhou?
Naturalmente você tem uma lista enorme, mas você não pode dizer isso. A melhor forma de responder a esta pergunta é pensar por um tempo e então dizer algo como: “pensando bem, eu sempre me dei bem com meus colegas de trabalho”.

22. Tem alguém que você não conseguiria trabalhar junto?
“Eu posso trabalhar bem com basicamente qualquer pessoa”

23. Conte-me sobre qualquer dificuldade que você teve com o seu ex-patrão.
Com essa pergunta o entrevistador esta testando para ver se você irá falar mal do seu ex-patrão. Responda esta pergunta com tato, diplomacia e se for necessário, uma perda de memória. Em resumo, você nunca teve problemas.

24. Você prefere trabalhar pelo dinheiro ou pela satisfação profissional?
É bom dizer que dinheiro é importante, mas lembre-se que NADA é mais importante para você do que o trabalho, do que o prazer em realizar algo.

25. Prefere que gostem ou sintam medo de você?
A resposta é “Nenhum dos dois. Eu prefiro ser respeitado”. Você não quer ser temido porque o medo não motiva uma equipe. Por outro outro lado, se você é o melhor amigo de todo mundo achará difícil tomar decisões fortes ou cobrar a entrega dos trabalhos no prazo.

26. Está disposto a colocar os interesses da empresa acima dos seu próprio interesse?
Provavelmente terá que dizer sim, pois você está tentando ser o empregado perfeito.

27. Você tem alguma pergunta a fazer?
Esta resposta está diretamente relacionada à pesquisa que você fez sobre a empresa e também lhe dará a possibilidade de mostrar como se preparou. Não vá logo perguntando sobre os benefícios. Pergunte quando você poderá começar, em que especificamente você estará trabalhando, como esse cargo afeta o resto da empresa. O importante é sempre ter perguntas.

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

TV Profissão & Carreira

 

Profissão & Carreira Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template